(11) 2295-0039 - (11) 93800-6037 (Whatsapp) [email protected]

Curso de Doula Pós Parto

Uma experiência de imersão,acolhimento,autoconhecimento,formação,integração,descoberta,

O curso de Doula Pós-Parto da Commadre em parceria com o Abraço Materno, chega em sua 6ª edição. O curso tem início com duas aulas introdutórias nos dias 09 e 23 de outubro, às 20h, via Webinar. O encontro de imersão, que mais uma vez será realizado no Ponto de Luz, em Joanópolis, acontecerá entre os dias 08 a 11 de Novembro e visa a capacitação de profissionais no acolhimento às mulheres que acabaram de se tornar mães, sob o mote: “cuidar de si para cuidar do outro”.

A profissão de Doula Pós-Parto ainda é pouco difundida no Brasil, mas a busca por formação tem crescido muito nos últimos anos tendo em vista tamanha sua importância em um momento tão delicado, no qual um grande número de emoções vem à tona. “Acreditamos que um acolhimento com carinho e amor nesse momento faz toda a diferença na construção de uma maternidade ativa, que permita à mulher estar segura de suas escolhas durante todo o desenvolvimento da criança”, explica Karina Trevisan, Enfermeira Obstetra e responsável pela ComMadre.

Por quê um curso de imersão?

O curso oferece um mergulho profundo de auto-conhecimento às participantes e para que isso aconteça de forma integral acreditamos ser de fundamental importância sair dos grandes centros (e por consequência de todo o medo e a insegurança que esses espaços trazem) e retomar essa conexão com a natureza, permitindo se acolher, ouvir o seu coração e se manter em paz. Para realizar um trabalho de cuidado com o outro é fundamental estar inteiro, curado e não espelhar as suas vivências e dores durante o cuidar do outro. Nos descobrir e nos compreender, para assim poder acolher: é essa a máxima que permeia a proposta da nossa formação.

Para auxiliar as participantes nesse processo são utilizadas técnicas sutis de vivência, com aulas práticas e teóricas tais como Reiki, Renascimento, Constelação Familiar e Dança Circular. No conteúdo trabalhamos fisiologia e amamentação, aplicação de técnicas de massagem (tipos de óleos que podem ser utilizados e como fazer um escalda pés, por exemplo). O evento traz ainda informações preciosas sobre o dia a dia da profissão: como se organizar para atender, quanto cobrar e como trabalhar o marketing pessoal.

 

Conteúdo

Rodada de apresentação
Reiki 1
Terapia de Renascimento
Partilha renascimento
Aula teórica de pós parto
Cuidados maternos

Aprendendo a amar
Massagem no pós parto
Constelação familiar
Dança circular
Doula profissional
Partilha final

*A programação pode ser alterada sem aviso prévio de acordo com as necessidades observadas no grupo durante o encontro. O check-in no Ponto de Luz é feito na quarta-feira as 17h e o check-out no domingo as 15h.

Depoimentos

Passei quatro dias ao lado de incríveis mulheres, em retiro. Compartilhamos nossas dores, nossa fé. Dissolvemos, entregamos.
Defumamos nosso corpo e nossa alma com as medicinas da floresta. Constelamos nossa história, em comunhão, entrelaçadas.
Dançamos livres, em roda, marcando o passo de nossa intenção.
Vivenciamos e nos dedicamos a apreender o mais importante: que a maternidade, assim como a vida, precisa ser compartilhada.

Nos formamos Doulas Pós-Parto com um propósito: olhar, escutar, cuidar da mãe que nasce. Para isso, aprendemos a nos olhar, nos escutar, nos cuidar. Eu renasci. Nós todas renascemos. E, pronta, sigo meu caminho para auxiliar outras mulheres recém-nascidas- mães em seu caminho particular, nesse universo tão complexo que é gestar, parir, maternar. Honro e Agradeço. Profundamente.

Marina Pedroso, Doula e Doula Pós-Parto

O curso de Doula Pós-Parto, da ComMadre e do Abraço Materno, foi além das minhas expectativas, foi o início da minha libertação, enquanto profissional e enquanto ser humano. Ali muitas feridas foram abertas para entender a minha jornada. Não imaginava ser cuidada, ser queria; não imaginava cuidar de alguém. Foi uma turma pequena, porém poderosa. Mulheres incríveis, de trajetórias distintas que encontrei de forma inesperada e bonita, em um encontro não só de corpos, mas de almas. Almas que irão cuidar e confortar outras almas. A essência do curso é ímpar e os mediadores foram fundamentais para dar vida e sentido a tudo isso.

Cristiane Tiburcio, Enfermeira Obstetra e Doula Pós Parto

Ponto de Luz

O curso é realizado no Ponto de Luz – Centro de Realização do Ser, em Joanópolis (SP), no útero da Mata Atlântica. Um local que inspira o recolhimento e o olhar pra si.

O acesso ao Ponto de Luz é feito de carro. Antes do início do curso, organizamos um grupo no Whatsapp com as participantes e ajudamos a organizar caronas para que todas as alunas possam chegar ao espaço de forma segura e tranquila.

Estrada Sertãozinho, s/n
Joanopolis, SP
CEP 12980-000                              Veja aqui como chegar

Perguntas frequentes

O que é preciso para ser uma Doula Pós-Parto?

É preciso ter vontade de ajudar outras mulheres a vivenciarem o Pós Parto de forma mais leve, com amor e compaixão. É preciso, ainda, ter coragem de olhar para si mesma, para as suas questões e suas dores a fim de se tornar livre para oferecer o cuidado, sem se identificar com as questões e as dores do outro.

Para ser Doula Pós-Parto preciso ser mãe?

Não, para ser Doula Pós-Parto não é necessário ter filhos. Claro que ter vivenciado o pós-parto na pele pode facilitar em alguns momentos, mas isso não a fará uma profissional diferenciada. Lembre-se: a dedicação, a atenção, o amor e a compaixão não surgem com a maternidade, são valores que podemos construir e incorporar na nossa vida. A escolha é nossa.

Quem precisa de uma Doula Pós-Parto?

Mulheres que estão vivenciando o pós-parto imediato até os dois anos de vida da criança – período considerado pós-parto ou puerpério. Normalmente essa é uma fase na qual as mulheres sentem medo, insegurança de não estar fazendo a coisa certa e isolada nos cuidados com o bebê. A Doula vai ajudá-la a se empoderar e se sentir segura para descobrir sua maternagem, fazer suas escolhas e vivenciar esse período de forma leve.

Quem contrata uma Doula Pós-Parto?

A própria mulher ou algum membro da família (companheiro, mãe, pai…).

Quantas visitas a Doula Pós-Parto faz?

Tudo vai depender da necessidade dessa mulher: ela pode precisar de uma a duas visitas por semana ou mais, ou mesmo espaçar essa visita a cada 15 dias. Vai depender de cada caso e da necessidade específica de cada mulher e família.

A Doula ajuda na depressão Pós-Parto ou no chamado Baby Blues?

A Doula Pós-Parto está capacitada para identificar quando a mulher está apenas vivenciando o pós-parto ou quando está passando por questões mais delicadas, que exigem cuidado especializado como apoio psicológico para poder identificar algo mais sério. Nesse caso, ela poderá conversar com a própria mulher ou com um membro da família que auxilie nesse encaminhamento.

Onde é realizado o Curso de Doula Pós Parto da Commadre?

O curso é realizado no Ponto de Luz – Centro de Realização do Ser, em Joanópolis (SP), no útero da Mata Atlântica. Um local que inspira o recolhimento e o olhar pra si.

Por quê um curso de imersão? Tem uma opção de fazer o Curso aqui em São Paulo mesmo?

O curso oferece um mergulho profundo de autoconhecimento às participantes e para que isso aconteça de forma integral acreditamos ser de fundamental importância sair dos grandes centros (e por consequência de todo o medo e a insegurança que esses espaços trazem) e retomar essa conexão com a natureza, permitindo se acolher, ouvir o seu coração e se manter em paz. Para realizar um trabalho de cuidado com o outro é fundamental estar inteiro e não espelhar as suas vivências e dores durante o cuidar do outro. Nos descobrir e nos compreender, para assim poder acolher: é essa a máxima que permeia a proposta da nossa formação.

Não consigo ficar todos esses dias longe da minha casa. Posso participar do curso, mas ir e voltar todos os dias?

Devido às terapias integrativas envolvidas, optamos pelo formato de imersão para que as participantes tenham esse tempo de se recolher e se olharem, sem as preocupações cotidianas de suas rotinas. Além disso, o curso tem uma carga horária extensa: a programação inicia cedo e encerra bem tarde, o que dificultaria a ida e vinda das participantes.

Tenho um bebê, posso levá-lo comigo ao curso?

O ideal é que as participantes possam ir sozinhas ao curso, para um melhor aproveitamento das vivências de autoconhecimento. No entanto, pensando nas alunas com filhos pequenos, abrimos exceções para que elas não deixem de fazer a formação. Nesse caso, sugerimos que levem um acompanhante que possa ficar com a criança especialmente nos momentos que exigem mais introspecção. A acomodação da participante é feita em quarto duplo para que o bebê, a mãe e o cuidador tenham mais comodidade. Para saber a diferença de valor da acomodação dupla, entre em contato com nossa equipe pelo email: [email protected]

Tem alguma preparação que preciso fazer antes do curso?

Não é necessário nenhum tipo de preparação específica para participar do curso.

Qual o objetivo do curso?

O curso de Doula Pós-Parto da Commadre em parceria com o Abraço Materno, visa a capacitação de profissionais no acolhimento às mulheres que acabaram de se tornar mães. A profissão ainda é pouco difundida no Brasil, mas a busca por formação tem crescido muito nos últimos anos tendo em vista tamanha sua importância em um momento tão delicado, no qual um grande número de emoções vem à tona.

Por conta disso, acreditamos que um acolhimento com carinho e amor nesse momento faz toda a diferença na construção de uma maternidade ativa, que permita à mulher estar segura de suas escolhas durante todo o desenvolvimento da criança.

Quem pode participar do Curso de Doula Pós Parto da Commadre?

Qualquer pessoa maior de 18 anos que sinta afinidade com o universo do pós-parto. Não é exigida nenhuma formação profissional específica para participar do curso. Não é necessário ter formação como Doula de parto para realizar o curso.

Posso levar um acompanhante e crianças que já andam para o Curso de Formação de Doula Pós Parto?

Sim, lembramos apenas que as crianças não poderão ficar no mesmo espaço onde as atividades acontecerão – devendo ficar com o cuidador – e que os custos de hospedagem e alimentação são por conta da aluna.

Quem organiza o Curso de Formação de Doula Pós Parto?

O curso é organizado pela Karina Trevisan, da Commadre, e pela Priscila castanho, do Abraço Materno.

Quem são as palestrantes do Curso de Doula Pós Parto?

Priscila Castanho é Doula Pós-Parto, Massoterapeuta, Consultora em Aleitamento Materno e Instrutora de Shantala.

Equipe de Parteiras da ComMadre

Homero Zolli é Terapeuta, Professor e Orientador com formação em Constelações Sistêmicas familiares e organizacionais, segundo Bert Hellinger. Possui formação em Hipnose Ericksoniana, regressão de memória, programação neurolinguistica, Tools of spirit (com Robert Diltz), auto gerenciamento e administração de tempo. Possui certificação internacional pela Hellinger Sciencia.

Mariana Reis é Doula de Parto, Doula Pós-Parto e Consultora em Aleitamento Materno

Denize Nascimento é Terapeuta de Renascimento, Reikiana e Orientadora em Constelações Sistêmicas.

O que está incluso no valor do curso?

Hospedagem e pensão completa com cardápio orgânico e vegetariano, incluindo alimentação e bebidas.

Homens podem participar do Curso?

Nunca tivemos a experiência de ter um homem em um curso de Doula Pós-Parto. Porém, se houver o real interesse em cuidar de mulheres no pós-parto e estar aberto para entrar nas relações que permeiam a maternidade, serão bem vindos.

Quando terá outra turma do Curso de Formação de Doula Pós Parto?

Nosso Curso é realizado duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e a outra, no segundo. As datas das próximas turmas estão sempre disponíveis no nosso site e no Facebook e Instagram. Se preferir, pode nos escrever no [email protected] demonstrando interesse no curso, assim lhe avisaremos as próximas datas.

Como são as acomodações do curso?

As alunas ficam em quartos compartilhados de 7 pessoas. Após encerrarmos as vagas no quarto de 7 pessoas, abrimos para o quarto de 4 pessoas, reajustando assim o valor da hospedagem. Caso o participante queria uma acomodação diferente (quarto único ou duplo) é possível fazer a reserva e o valore diferenciado é pago a parte.

Vocês devolvem o dinheiro caso eu não possa ir ao curso?

É possível devolver o valor integral em até no máximo 15 dias antes do evento, pois esse é o período no qual fazemos acerto da acomodação junto ao espaço. Em caso de cancelamento em um período inferior a 15 dias da data de início do curso, devolvemos 70% do valor pago.

Investimento

O investimento total no curso é de R$2.280,00, dos quais R$1.520,00 são referentes aos gastos com o curso em si e R$760,00 correspondente a estadia no Ponto de Luz (incluso hospedagem em quarto compartilhado de 7 pessoas e pensão completa com cardápio orgânico e vegetariano, incluindo alimentação e bebidas). O valor pode ser pago da seguinte forma:  50% de entrada (1.140,00) + 4x R$285,00 – até 30/09

Após encerrarmos as vagas para o quarto de 7 pessoas, abriremos para quartos que acomodam 4 pessoas, reajustando assim o valor da acomodação, ficando o valor total em R$2.584,00, podendo ser  50% de entrada (1.292,00) + 4x R$323,00 .

Este curso pode ser pago via Boleto Bancário.

  • Associados ativos da ABENFO tem 10% de desconto.

Com dúvidas ?

Podemos ajudar também por telefone, Whastapp ou email

Email: [email protected]

Telefone: 11 2295-0039

Whatsapp: 11 9.3800-6037

Se preferir, escreva aqui sua dúvida






Pin It on Pinterest