(11) 2295-0039 - (11) 93800-6037 (Whatsapp) [email protected]

O que a Doula Pós Parto faz?

por | 12/04/2018

Se para muitas pessoas o termo Doula ainda é pouco conhecido ou gera dúvidas sobre o que essa profissional faz no Parto, imagina quando falamos sobre Doula Pós Parto? A verdade é que a profissão ainda é pouco difundida no Brasil então não esquente: se você não sabe do que se trata, vem que a gente te explica!!

Afinal, o que faz uma Doula Pós Parto? A Doula que acompanha o parto não pode ser a mesma do Pós Parto? Como o Parto não tem dia e nem hora para acontecer, as Doulas acabam tendo uma rotina pouco previsível, o que torna complicado para elas cuidar das demanda e dar a atenção que as mulheres no Pós Parto precisam. É aí que entra a figura da Doula Pós Parto, oferecendo escuta, suporte e a atenção que essa mulher precisa.

A mãe ou a sogra não fazem a mesma coisa que a Doula Pós Parto?

Antigamente as famílias viviam mais próximas e as mulheres mais velhas e mais experientes ofereciam suporte às mais novas, hoje em dia, com as demandas da vida moderna, não temos mais tanto tempo para olhar e cuidar umas das outras. Esse é um cenário:  o isolamento que a vida nos grandes centros urbanos nos trouxe.

Outro cenário que vale lembrar é que a mãe (ou sogra) estão ali cada qual desempenhando o seu papel, portanto, o cuidado que cada uma delas irá oferecer traz junto toda a bagagem emocional daquela relação, bem como as expectativas e as novidades trazidas com o convívio com aquele novo bebê. A Doula Pós Parto chega então para oferecer suporte dentro de um campo no qual ela não tem envolvimento emocional, o que pode ajudar a mulher a encontrar um refúgio neutro e seguro para que possa tomar as melhores decisões para a sua maternidade sem julgamentos e com maior liberdade.

Além do suporte emocional, a Doula oferece suporte físico para a puérpera, afinal, a mulher que cuida de um bebê em tempo integral precisa ser cuidada. Então, após ouvir e sentir o que essa mulher está precisando, a Doula pode oferecer uma massagem, escalda-pés, um alinhamento energético utilizando formas sutis como o Reiki, ou mesmo ficar com o bebê no colo para que a mãe possa tomar um banho daqueles mais demorados que fazem um bem danado pra gente.

Quanto tempo a Doula Pós Parto fica com a mulher?

Isso vai depender da necessidade da mulher e da disponibilidade da Doula. Há profissionais que podem, por exemplo, passar a madrugada com a mãe quando o companheiro viaja; Outras realizam visitas uma ou duas vezes na semana, que podem durar em média de 2 a 3 horas.

No dia da visita, a Doula irá conversar e entender qual a necessidade Da mulher e como ela pode ajudar a tornar sua maternidade mais leve. Pode ser que naquele dia o bebê esteja mais demandante de colo e a mulher não tenha conseguido se alimentar ainda, então a Doula pode fazer algo para alimentar a mãe; Pode ser que a mãe queira aprender a fazer uma massagem ou dar um banho de balde no bebê; Pode ser ainda que a mulher esteja insegura para sair de casa com o bebê então ela pode sugerir que façam juntas um passeio ao parque e pode ensinar a mãe a amarrar o bebê no sling, por exemplo.

 

Priscila Castanho é Doula Pós-Parto, Consultora em Aleitamento Materno, Reikiana, Massoterapeuta, Instrutora de Shantala e Coordenadora do Curso de Formação de Doula Pós Parto da Commadre.

Crédito da foto: Lela Beltrão

Pin It on Pinterest

Share This