fbpx
(11) 2295-0039 / Whatsapp agendamento e consultas: (11) 9.9338-9265 / contato@commadre.com.br
Whatsapp cursos: (11) 93942-9954 / cursos@commadre.com.br

Como ter um parto normal mais rápido e tranquilo?

por | 28/09/2021

Parto normal rápido e tranquilo, quem não sonha com isso? Mas será que existe? Antes de tudo é importante entender como o processo do parto acontece. – “Mas pra quê eu preciso saber disso se eu tenho uma Obstetra ou uma equipe de Parteiras que vai me acompanhar no parto?” Quando a gente se prepara, sabe o que esperar em cada fase, passa a entender os processos do nosso corpo e como a nossa mente pode influenciar e isso realmente faz a diferença no parto.

Além disso, a cultura na qual estamos inseridos que, por um lado vê o parto normal como algo muito doloroso e perigoso e, por outro, como algo muito rápido que pode acontecer de forma inesperada (como é relatado nas novelas), faz com que tenhamos percepções muito equivocadas desse processo.

O fato é que o nosso corpo é sábio e, por mais que o parto seja um processo fisiológico, é sabido que os nossos medos podem atrapalhar o que mais importa neste momento: se deixar entregar ao processo. E parto é fluidez, é entrega. Por isso, se preparar para o parto é também olhar para os nossos medos.

Além disso, estudar ajuda a entender as etapas do trabalho de parto, o tempo que dura cada contração, as intervenções, o que você deseja (ou não) para a chegada do seu filho. É muito interessante fazer seu plano de parto conjuntamente com o(a) seu(sua) companheiro(a) caso ele seja presente. O plano de parto é um documento que ajuda a ir elaborando o que cada um espera do parto e é um recurso de auxílio no estudo. Existem muitos modelos de plano de parto na internet (uma busca rápida já resolve). No entanto, indico buscar os modelos nos quais você escreva e não apenas faça x no que quer ou não quer. Planejar a chegada de um filho é uma excelente oportunidade de autoconhecimento (lugar que, culturalmente, não somos incentivadas a olhar).

Até mesmo nossa percepção de tempo de parto pode ser equivocada pois é pautada com base no que aprendemos. Criamos expectativas de partos rápidos que, muitas vezes, não são reais. O que a ciência (e a nossa vivência) mostra é que mulheres que passam pela primeira gestação podem ter partos mais demorados. O que não significa que todos os primeiros partos sejam longos, ok? É importante saber que cada parto é um. Mas, existem algumas coisas que, sim, podemos fazer na gestação para auxiliar nesse processo.

 

Preparação do corpo

Parir envolve preparação corporal, não tem como fugir disso. O processo de parto é uma atividade física, é intenso. Por isso, uma das coisas que podemos fazer para facilitar o parir é auxiliar o bebê a se posicionar bem no corpo. Para isso, existem alguns exercícios que facilitam esse caminho, como a técnica do Spinning Babies, na qual sou formada. – “Mas, Karina, fazer esses exercícios é garantia de um parto mais rápido?” Nada é garantia. Cada corpo é um, cada mulher é uma e cada processo é único.  O Spinning tem sim demonstrado muitos resultados positivos, mas é preciso ter em mente que o parto é um evento físico e emocional no qual muitos processos estão envolvidos.

Outra coisa que pode ajudar bastante na preparação física é fazer caminhadas na gestação, alongamentos, yoga, enfim, atividades que ajudem a trazer mais consciência corporal. No momento do parto, é possível utilizar exercícios e posições em cada uma das fases, facilitando o encaixe e a passagem do bebê. Uma equipe experiente pode te auxiliar.

 

Preparação da mente

O alinhamento entre mente e corpo e a clareza do que desejamos auxilia muito o processo. Visualizar o bebê chegando até você, de forma fluída, pode ser muito positivo pois o parto também tem uma elaboração mental. Meditar faz bem à saúde de qualquer pessoa e para grávida é excelente. Para quem gosta de direcionamento, o app GentleBirth (disponível tanto em Apple quanto em Android) é muito interessante.

Equipe de parto

É importante que quem esteja junto com você no trabalho de parto entenda o que está acontecendo, conheça o processo. O apoio e a segurança de quem está ao lado impacta diretamente, por isso, se puder, além do acompanhante, tenha uma equipe com pessoas experientes na condução do parto normal, que saibam te orientar nesse processo.  Nossa sociedade não está acostumada com o parto normal, inclusive os profissionais que não sabem promover cuidado, segurança e sutiliza. É fundamental que os profissionais na cena do parto deixem a mulher segura, jamais coagida.

 

Parto normal a qualquer custo

Essa é uma questão que muitas famílias ouvem quando dizem que desejam um parto humanizado. Dizem por ai que as equipe de Parto humanizado querem parto normal a qualquer custo, e de fato, isso não existe! Qualquer equipe que atue com assistência humanizada e com base em evidência científica, a partir do momento que o nascimento via vaginal deixou de ser seguro não vai não vai insistir em um parto via vaginal. Parto normal só acontece se for seguro para a mulher e para o bebê. Parto normal a qualquer custo não existe! Não caiam nesse discurso!

Além disso, não se tenta parto normal, se acompanha parto normal e se houver indicação a cesárea é indicada. Não existe tentativa de parto normal e muito menos, parto normal a qualquer custo.

 

Nem sempre é rápido

O que a gente precisa entender, por fim, é que o parto nem sempre será da forma que desejamos/idealizamos, por isso, quanto mais preparados estivermos para aceitar isso, mais fluído o processo será. Por isso, quanto mais puder estar cercado de pessoas que vão te dar apoio e segurança, melhor será.

O que conta, no fim, é termos uma experiência positiva do processo de pré-natal e parto. Nem sempre será rápido, não é possível oferecer garantias de como será, mas pode sim ser uma experiência acolhedora, segura e bem cuidada.

 

Karina Fernandes Trevisan

Foto: Cibele Barreto Fotografia

Pin It on Pinterest

Share This