fbpx
(11) 2295-0039 - (11) 93800-6037 (Whatsapp) contato@commadre.com.br

Cuidados com as gestantes e as puérperas em tempos de Covid-19

por | 09/04/2020

A gestação já é um momento bastante intenso, onde vivenciamos diversos processos físicos e emocionais e justamente agora, em especial, vivemos uma pandemia, da qual não sabemos muita coisa, então é claro que tudo isso traz muitas inseguranças para as gestantes e ao casais.

Vários protocolos estão aparecendo, muitas opiniões divergentes. Ir para o hospital ter o bebê ou ficar em casa; A proibição da entrada de Doulas em alguns hospitais; O Ministério da Saúde que recentemente incluiu as gestantes e puérperas (até 45 dias após parto) no grupo de risco, por exemplo: até então apenas as mulheres de alto risco estavam no grupo.

Diante de todo esse cenário, queremos te oferecer o nosso abraço, mesmo que distante, e dizer que estamos aqui e que, sim, tudo vai dar certo com você e o seu bebê: confie! É muito importante procurar manter a mente em paz e seguir confiante no processo do seu corpo.

O vírus veio trazer muitas incertezas para todo mundo, inclusive para a comunidade científica, não temos muitas respostas mas sabemos que se faz necessário que as medidas de precauções básicas sejam instaladas.

 

Cuidados com as gestantes

  1. Em relação as gestantes e puérperas, o ideal é se manter em casa para que se tenha o menor contato possível com o externo. As pessoas da casa precisam tomar as precauções padrões ao voltar da rua: retirar os sapatos, tomar banho e trocar de roupa antes de ter o contato com a gestante. Isso diminui muito o risco de contágio.
  2. Mantenha os ambientes da casa ventilados.
  3. Mantenha distância de pelo menos 1,5m ao conversar com alguém e deixe as mãos sempre bem limpas, lavadas com água e sabão (deixe o álcool em gel para quando estiver na rua).
  4. O uso de máscaras está sendo recomendado constantemente, isso realmente diminui que o vírus se espalhe, mas de qualquer forma quando for manusear a máscara é necessário lavar as mãos ou passar álcool gel.
  5. Procure manter uma boa alimentação e beber pelo menos 2 litros de água por dia.
  6. Faça alguma atividade física (há vários canais disponibilizando aulas de yoga, Pilates e exercícios online).
  7. Medite: o aplicativo Gentlebirth pode ser bastante útil nesse momento. Fazer algumas respirações profundas pode ser muito efetivo, experimente.
  8. Evite ver notícias do caos que está acontecendo, mantenha sua mente focada em outras coisas como por exemplo a leitura de um bom livro sobre gestação ou pós parto (recomendamos: Parto com amor, Parto ativo, A maternidade e o encontro com a própria sombra, Bechame Mucho).
  9. Procure fazer uma atividade manual que goste (crochê, tricot, pintura, bordado…), qualquer uma dessas atividades nos ajuda no processo de elaboração das coisas que vivemos.

 

Cuidados com as mulheres no pós-parto

O protocolo é de cuidado já que não há estudos que comprovem que o vírus age de forma diferente nesse grupo, no entanto, como sabemos que ao ter um bebê o nosso sistema imunológico fica mais frágil, é muito importante adotar medidas de precaução.

  1. Visitas devem ser completamente evitadas: o recém-nascido tem imunidade mais baixa por isso o ideal é que apenas mãe e pai estejam com ele nesse momento.
  2. Aumente o cuidado com a higiene no contato com o bebê: use álcool em gel, lave ainda mais as mãos, ainda que não apresente sintomas: uma das grandes dificuldades por enquanto são os casos assintomáticos
  3. O uso de máscara é recomendado pelo menos nos primeiros 14 dias após o parto hospitalar. Lembre-se: quando for manusear a máscara é necessário lavar as mãos ou passar álcool gel.
  4. O ideal é que a puérpera se mantenha em casa para que tenha o menor contato possível com o externo. As pessoas da casa precisam tomar as precauções padrões ao voltar da rua: retirar os sapatos, tomar banho e trocar de roupa antes de ter o contato com a gestante. Isso diminui muito o risco de contágio.
  5. Mantenha os ambientes da casa ventilados.
  6. Procure manter uma boa alimentação, durma sempre que for possível e beba pelo menos 2 litros de água por dia.
  7. Evite ver notícias do caos que está acontecendo.
  8. Medite: o aplicativo Gentlebirth pode ser bastante útil nesse momento. Fazer algumas respirações profundas pode ser muito efetivo também, experimente.

 

Quer conversar, tirar dúvidas? Conte com a gente! Você nos encontra no Instagram, no Facebook e no Youtube.

 

Pin It on Pinterest

Share This