fbpx
(11) 2295-0039 / Whatsapp agendamento e consultas: (11) 9.9338-9265 / contato@commadre.com.br
Whatsapp cursos: (11) 93942-9954 / cursos@commadre.com.br

Curso de Doula online – Diurno

Mais do que oferecer capacitação, nosso Curso de Doula atua na promoção do auto-conhecimento para que as profissionais que por aqui passam sintam-se seguras para lidar de forma consciente com as questões maternas de outras mulheres: seja no período gestacional, no parto ou no pós-parto imediato.

 
Objetivo

> Capacitar mulheres para o acompanhamento do trabalho de parto, parto e pós parto imediato. Para ser Doula, não é necessário ser da área da saúde nem ter nenhum conhecimento prévio basta ter vontade de auxiliar outras mulheres a vivenciar seus partos de forma respeitosa.

 

> Fornecer embasamento teórico do período gestacional, condições do trabalho de parto e parto, nascimento e cuidados iniciais do recém-nascido.

 

> Promover o auto-conhecimento para assim poder lidar de forma segura e consciente com as questões maternas de outras mulheres

 

Diferenciais

> Nosso Curso de Doula conta com aulas voltadas para o auto-cuidado: nos preocupamos em incluir na grade de aulas disciplinas que ajudem a futura Doula a olhar e cuidar também de si.

 

> Aulas teóricas e práticas que visam capacitar e preparar a futura Doula com muito embasamento e ferramentas de trabalho.

 

> Aulas via Zoom AO VIVO. As aulas são gravadas e disponibilizadas após o término do curso e ficam disponíveis por 30 dias.

 

> Estágio orientado por nossa equipe no Hospital da Luz  (o estágio conta com o mínimo de 48h, com plantões de 12h e escala a ser definida ao final do curso). Para alunas residentes em outras cidades, que não possam comparecer ao estágio, conversamos pontualmente.

 

> Acompanhamento ao final de cada aula e apresentação de estudo de caso feito individualmente pelas alunas ao final do curso, a fim de checar a absorção do conteúdo.

 

A quem se destina

> Não é necessário ser da área da saúde para realizar essa formação. Basta ter vontade de acolher mulheres no parto.

As profissionais da área da saúde, como enfermeiras, enfermeiras obstetras, obstetrizes e médicas que optarem por fazer um curso de doula, precisam estar cientes que esse será um curso complementar aos seus conhecimentos. De acordo com a lei do exercício profissional essas são áreas de atuação nas quais os profissionais possuem responsabilidade técnica no parto, diferente do acompanhamento oferecido pela Doula.

 

O curso conta com duas opções de horário:

Curso de Formação Intensivo Diurno:

Próxima data em breve (de segunda a domingo, das 8h30 as 18h) 

Curso de Formação Noturno: https://www.commadre.com.br/event/curso-de-doula-noturno/

 

Conteúdo

57 horas de aulas teóricas + parte prática (estágio mínimo de 48 horas e máximo de 144 horas).

Na parte teórica, 6 horas correspondem a conteúdo gravado e as demais aulas são online e ao vivo: segundas a domingo, das 8h30 as 18h. É de suma importância que as aulas gravadas sejam assistidas ANTES do início do curso ao vivo para melhor aproveitamento do conteúdo.

 

 

1. Aulas gravadas
  1. Aspectos históricos da doulagem e locais de parto
  2. Assistência pré-natal
  3. Fisiologia do parto
  4. Parto emergencial
  5. Promoção do aleitamento materno
  6. Puerpério

 

2. Aulas ao vivo e online
  1. Abertura: apresentação e dinâmicas
  2. Discussão do módulo online
  3. Pré-natal com a Doula: o que é e como organizar os encontros antes do parto
  4. O que é e como elaborar o Plano de Parto com a gestante
  5. A importância do manejo corporal durante a gestação e o parto
  6. Como promover informação da humanização da assistência ao parto (rodas, vivências, etc…)
  7. Se preparando para o parto: organizando a mala da Doula / O que fazer no trabalho de parto, parto e depois do parto
  8. Ética profissional
  9. A Doula profissional: como elaborar o contrato, organizar a agenda e vender seus serviços
  10. Luto/ desfechos negativos/ como lidar com o não parto
  11. Introdução à Aromaterapia no trabalho de parto
  12. Tecendo caminhos: como alinhar os pontos emocionais e práticos da minha nova atuação
  13. Abrindo portas interiores
  14. Organização do campo de estágio
  15. A importância das relações étnico-raciais na atuação da Doula
  16. Relatos de doulagens, experiências e trocas práticas
  17. Encerramento

 

3. Atuação em campo de estágio (mínimo de 48 horas e máximo de 144 horas)

Profissionais Envolvidos

Karina Trevisan

Karina Trevisan

Enfermeira Obstétrica

Thais Bernardo

Thais Bernardo

Enfermeira Obstétrica e Consultora em Aleitamento Materno

Gabriele Miranda

Gabriele Miranda

Obstetriz

Aline Flores

Aline Flores

Enfermeira e Terapeuta Integrativa

Denise Feliciano

Denise Feliciano

Psicoterapeuta, Doula de parto e pós-parto

Amanda Mesquita

Amanda Mesquita

Doula e Instrutora de Yoga

Mayra Aiello

Mayra Aiello

Psicóloga e Arteterapeuta

Denize Nascimento

Denize Nascimento

Terapeuta

Debora Villanova

Debora Villanova

Psicóloga e Doula

Janaina Santina

Janaina Santina

Doula e Fotógrafa

Depoimentos

“Para cuidar do outro primeiro temos que cuidar de nós mesmas.”

Essa fala não só se concretizou como superou todas as minhas expectativas sobre o Curso de Doula da ComMadre. Estar naquele espaço com aquelas mulheres foi um reencontro a minha essência: me senti em casa, amada, renovada e com esperança para continuar minha caminhada como mulher.

Quando me inscrevi não sabia direito o que estava fazendo ali, mas em pouco tempo pude sentir uma conexão indescritível com a vida, a partir do autoconhecimento e auto-cuidado. Ali aprendi a romper ciclos viciosos de dor para transformá-la em força para renascer amor!!!

Meus olhos enchem de lágrimas enquanto escrevo esse breve relato do curso. As lágrimas são de superação, amor e de saudades! Muito obrigada as mulheres maravilhosas que me proporcionaram esse espaço de aprendizado para juntas seguir em frente!!!


Ana Cardoso

Após uma gestação cheia de amor e respeito, eu decidi que gostaria de fazer parte desse momento na vida de outras mulheres também e foi quando a ComMadre anunciou o primeiro curso de doulas.

Fiquei namorando o curso alguns dias, me apaixonei pela estrutura e proposta do curso, o “olhar para si para poder cuidar do outro”. Entrei cheia de expectativa e me formei com a sensação de ter recebido mais do que esperava.

Cresci como pessoa, o curso me trouxe oportunidade e conhecimento. Me deu um norte. E ter passado por essa experiencia com o meu bebê de 2 meses, foi mágico, transformador. Foi como se ainda fizesse parte do ciclo de chegada ao mundo.
Como profissional, me formei me sentindo pronta para atuar na área!

A ComMadre tem de diferencial essa proposta completa de formação. São 5 módulos transformadores e de muito conhecimento para atuar. Profissionais com bagagem e disposição para ensinar tudo que sabem. Podemos contar com todas as profissionais e ainda temos apoio e tutoria das parteiras da casa.

Não imagino uma forma de ser mais completo. Recomendo essa experiência mesmo para quem não se imagina atuando como doula.


Aline Borges

O estagio foi super importante para mim, aprendi muito. Como  sou de outro área foi fundamental ter essa primeira vivência na área da saúde, até mesmo para ver como iria me sair. E foi muito mais do que esperava, jamais me imaginava nessa posição e no estágio, me descobri.

Chorei em todos os partos !!! Pude acompanhar mulheres incríveis e fazer a diferença na história delas. O estágio realmente é um complemento a tudo o que vemos no curso. É uma grande oportunidade para aprender na prática. Com essa vivência, vi mais ainda a diferença que uma doula pode fazer na gestação de outra mulher.


Monique Kovatech

Estar em contato com mulheres, até então desconhecidas, me fez ser mais intuitiva, sem tanto direcionamento de técnicas. Ser doula foi meu caminho durante a vida, cuidar e acolher mulheres sempre fez parte do meu dia a dia. Agora, com mais olhares e menos técnicas, mais sentimento e menos engessamento. Acompanhar outras realidades e outros profissionais atuando me fez expandir meu olhar sobre a humanização.

Os sussurros e gemidos, acalmados por acolhimento e métodos de alívio de dor. Bebê no colo de suas mães e sorriso de dever cumprido. Espero ter contribuído para que ao contar suas histórias, essas mulheres lembrem dos alívios entre as contrações, mãos para acolhê-las, incentivo… que algumas duras porém doces palavras ouvidas não as tenham trazido trauma ou medos… que elas consigam olhar para os seus filhos e saibam que fizeram tudo que podiam. A experiência hospitalar do estágio com toda certeza fez toda a diferença na minha vida!

 


Aline Góes

Estou aqui curtindo aquela dorzinha no corpo após o plantão de ontem e vim contar como foi importante participar dos estágios do Curso de Doula da Commadre. Cada plantão tem uma experiência completamente diferente, não só pelas mulheres e pelos partos, mas também por conta das experiências com as equipes.

Cada plantão tem uma receptividade diferente, uma parceria diferente e isso foi muito importante para a minha experiências. Então, passar tudo isso me deixou muito mais segura para tomada de decisão, para aprender mais. Eu acho que se não tivesse o estágio eu provavelmente pegaria meu certificado e o sonho ficaria ali na gaveta. O Estágio foi o momento de me colocar e fizer a mim mesma: – ok, vamos começar!


Mariana Nascimento

Investimento

R$1.457,00 (parcelado em 5x R$291,40)

 

  • Associados ativos da ABENFO tem 10% de desconto.

Próxima turma do Curso de Doula diurno: EM BREVE

 

  • 100% online. AO VIVO, na plataforma Zoom. Aulas gravadas disponíveis por 30 dias após o término do curso.
  • Certificado enviado por e-mail.
  • Carga horária: das 8h30 as 18h

 


Com dúvidas?

Podemos ajudar também por telefone, Whastapp ou email
Email: cursos@commadre.com.br
Telefone: 11 2295-0039
Whatsapp Commadre Cursos: 11 93942-9954 (suporte)

Pin It on Pinterest