fbpx
(11) 2295-0039 - (11) 93800-6037 (Whatsapp) contato@commadre.com.br

Meu filho nasceu em casa, quais exames preciso fazer?

por | 25/03/2020

Alerta: este é um texto voltado para famílias que planejam o nascimento de seus filhos em casa. No Brasil, o parto domiciliar é reconhecido pelo Ministério da Saúde como um direito das mulheres, desde que sejam elegíveis do ponto de vista obstétrico e que seja acompanhado por uma Enfermeira Obstetra ou Obstetriz.. Caso o bebê tenha nascido em casa, sem assistência médica, é necessário encaminhá-lo, junto da mãe, até o hospital mais próximo para que recebam os primeiros cuidados.

4 exames essenciais para os bebês que nascem em casa (e onde fazer)

Para bebês nascidos no hospital, alguns exames são realizados ainda na maternidade, como o teste do pezinho, por exemplo. No caso do parto domiciliar, o casal é orientado a realizar cada exame individualmente no serviço de referência especializado. Veja abaixo quais são e a importância de cada um desses exames.

  1. Exame físico: o exame físico geral é feito pela Parteira que avalia as condições gerais dos sistemas cardiorrespiratório, neurológico e gastrintestinal, além de observar possíveis desvios de normalidade. A visita ao Pediatra pode ser feita até o 10° dia de vida ou antes, diante de alguns sinais de alerta, que são esclarecidos durante a avaliação.
  2. Teste do pezinho: toda criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho Básico, de forma gratuita. O exame é realizado em laboratórios oficiais e credenciados pelo Ministério da Saúde e as coletas de sangue são realizadas nas maternidades ou nos postos de saúde. Trata-se de um exame rápido que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida. Para que a prevenção seja efetiva, a coleta deve ser feita após 48 horas do nascimento, até o quinto dia de vida.
  3. Teste da orelhinha: para realizar a triagem auditiva (teste da orelhinha) o casal deve levar o bebê a um fonoaudiólogo especializado, preferencialmente até os 3 meses. A triagem auditiva é um exame indolor e rápido, realizado com o bebê dormindo. Aqui na Commadre oferecemos esse serviço, independente de o bebê ter nascido com a nossa equipe.
  4. Teste do olhinho: é um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O teste serve para detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão. Deve ser feito na primeira consulta com o pediatra.

Vacinas

As vacinas contra Hepatite B e a BCG (contra tuberculose) são as primeiras vacinas do calendário e costumam ser dadas ainda na maternidade. O bebê que nasceu em casa pode ser levado ao posto de saúde mais próximo da sua residência ou à clínicas particulares de vacinação, nas primeiras semanas de vida, para iniciar a imunização sem prejuízos.

Vale lembrar que, devido à quarentena do Covid-19 e visando priorizar a campanha de vacinação contra a gripe em todo o país, o Ministério da Saúde informou que estão suspensas todas as outras vacinas regulares, inclusive as do calendário infantil.

 

Pin It on Pinterest

Share This