fbpx
(11) 2295-0039 / Whatsapp: (11) 9.9338-9265 contato@commadre.com.br

O impacto dos bicos artificiais na amamentação

por | 19/02/2021

Primeiramente precisamos entender que sugar é uma necessidade fisiológica relacionada ao instinto primitivo dos bebês, e é fundamental para seu desenvolvimento. Os bebês sugam para se saciar de alimento, afeto, sentir prazer, proteção, por isso eles precisam sugar a maior parte do tempo.

E com isso muitas vezes a introdução dos bicos artificiais acontece, pois a mãe está cansada com a rotina e cuidados com a casa, filhos, trabalho, não tem rede de apoio que possa dar o suporte necessário para que ela possa se dedicar a amamentação. Nestes casos é importante priorizar, delegar, muitas vezes adiar algumas atividades para conseguir observar e atender as necessidades do bebê. Sabemos que é muito trabalhoso esta dedicação, mas o benefício da amamentação vale a pena este esforço.

 

Mas porque a introdução dos bicos artificiais pode ser tão danosa?

De acordo com a Sociedade Brasileira de pediatria de São Paulo, a introdução de bicos artificiais prejudica a continuidade do aleitamento materno pois a satisfação da sucção da criança é suprida pelos bicos artificiais acarretando assim uma menor sucção ao seio materno e consequentemente menos estimulação da produção de leite materno.

O uso de bicos artificiais é a maior causa de desmame no Brasil e no mundo, pois o uso pode acarretar confusão de bicos e fluxo, machucados, dor nas mamas, irritabilidade da criança ao sugar o seio da mãe, mamadas insatisfatórias e baixo ganho de peso do bebê. Isso acontece pois os bicos artificiais são de plástico rígido, então é a boca do bebê que tem que se adaptar ao formato do bico. Neste caso, a língua do bebê é empurrada para trás e quando tenta abocanhar o seio da mãe não consegue manter a pega correta. Além disso a chupeta pode prejudicar o crescimento equilibrado da face, o posicionamento correto dos dentes, a fala, respiração e deglutição e até mesmo a mastigação.

Caso exista a real indicação de complementar a amamentação com leite artificial, saibam que existem diversas outras maneiras de ofertar o leite a não ser na mamadeira ( que é uma grande causadora de confusão de bico e fluxo), procure uma consultora que poderá te auxiliar nesta questão e em muitas outras.

Se mesmo sabendo dos fatos científicos você optar por usar os bicos artificiais, fique em paz, este texto não se trata do que é certo ou errado e muito menos para julgar as mães, a questão é saber para poder fazer uma escolha com informação.

 

Texto: Gracielle Basile, Enfermeira Obstetra, Parteira e Consultora de Aleitamento Materno da Commadre

Pin It on Pinterest

Share This