fbpx
(11) 2295-0039 - (11) 93800-6037 (Whatsapp) contato@commadre.com.br

O papel da Doula na pandemia do Covid-19

por | 19/05/2020

No parto, o papel da Doula é oferecer suporte emocional por meio da presença contínua ao lado da mulher, encorajando, oferecendo carinho, tranquilidade, palavras de reafirmação e apoio. A Doula também favorece a manutenção de um ambiente tranquilo e acolhedor, com silêncio e privacidade. É ela quem acalma o companheiro e, em caso de parto domiciliar, dá aquela ajudinha com o filho mais velho quando é do companheiro que a mulher precisa no momento do parto.

Diante da situação atual, muito tem se questionado sobre como fica o papel da doula na pandemia do Covid19. Já mudei diversas vezes de opinião e sigo com minhas reflexões. No início, entrei em pânico, senti muito medo de doular e pequei até na construção de laços com mulheres que já haviam fechado o pacote pelo medo que eu estava em sair de casa.

Muitas doulas decidiram não atender durante a pandemia e eu entendo, visto que a maioria não é da área da saúde – não é necessário ser enfermeira ou psicóloga para ser doula (isso é uma dúvida de muitas mulheres ainda). No meu caso escolhi, além de ser doula, ser enfermeira e, para mim, que sou profissional de saúde e escolhi servir, faz todo o sentido seguir presente para a mulher.

Eu REALMENTE entendo as doulas que escolheram não atender. Essa é uma situação inusitada, que nunca imaginamos. Porém, o meu ponto de vista é: se você se sente preparada para estar ali e se a mulher deseja, não vejo a motivo da doula não estar no cenário do parto.

Durante anos lutamos para que as mulheres tivessem acolhimento, cuidado e para que não ficassem sozinhas. E agora, em um momento tão difícil e de tanta fragilidade emocional no qual nós encontramos por quê deixar a mulher sozinha? Para mim tirar a doula do cenário do parto é retroceder e voltar ao desamparo e aos tempos que as mulheres pariam sozinhas, como está acontecendo hoje em maternidades públicas. As mulheres estão passando seu trabalho de parto simplesmente sozinhas.: sem acolhimento, massagem ou nada para aliviar sua dor.

Realmente o cenário é muito delicado e faz-se necessário evitar aglomeração. Mas do fundo do meu coração não consigo imaginar uma mulher precisando de ajuda e não podendo ter. Isso é questão de saúde mental. Essas mulheres poderão ter partos traumáticos que a marcarão para o resto da vida. Portanto, doula também é essencial em tempos de pandemia.

 

Como encontrar uma Doula

Ao procurar uma Doula, tente conversar com pelo menos três profissionais para que a sua escolha seja baseada na empatia e confiança que sente em relação à ela. Esses fatores serão determinantes para que a mulher consiga se centrar no seu parto e deixe as coisas fluírem naturalmente, permitindo que o momento seja realmente mágico para o casal.

 

Aline Flores é graduanda em Enfermagem e uma das Doulas parceiras da Commadre

Foto: Fe.Sophia

Pin It on Pinterest

Share This