(11) 2295-0039 - (11) 93800-6037 (Whatsapp) contato@commadre.com.br

Por quê fotografar o parto?

por | 06/08/2019

Amada por uns, ainda pouco conhecida por outros, a fotografia de parto é uma maneira incrível de registrar um dos momentos mais importantes da vida: a chegada de um filho. Sabe aquela viagem incrível na qual você estava tão imerso que ao final do dia se chateia por não ter se lembrado de fazer uma única foto? O mesmo acontece com o parto!

O nascimento de um filho é emoção e imersão demais para delegar a função do registro para o pai do bebê ou mesmo para a avó que estará presente no parto. O papel do pai (e da avó, do avô…) é único e intransferível, e por mais que eles acreditem que darão conta de fotografar o momento, na prática, a realidade costuma ser bem diferente.

“Ah… mas a equipe de parto já é tão grande, eu não quero mais alguém ali… será que uma das pessoas da equipe não pode fazer o registro?” É importante lembrar que em um parto cada membro da equipe têm sua função a desempenhar e cada uma dessas funções é parte importante para uma assistência de qualidade. Além disso, acredite: uma fotógrafa especializada em parto humanizado é uma pessoa praticamente invisível. A maior parte das famílias, ao olharem as fotos depois, se surpreendem com os momentos que foram captados e se perguntam se a fotógrafa estava mesmo ali e como fez aquele registro!

Uma profissional habituada a acompanhar parto sabe que o trabalho de parto pode se prolongar durante horas (ou até dias) e tem essa disponibilidade para registrar, de forma mais fiel possível, todos esses momentos únicos. Além disso, ela sabe quando e onde se posicionar para captar os melhores ângulos sempre com o cuidado de não expor a mulher. Ela sabe que luz forte e intervenção no espaço são duas coisas que não existem nesse tipo de fotografia!!

Da gravidez à chegada do bebê

A descoberta da gravidez, as transformações semanais e a expectativa amorosa de todos que estão por perto também fazem parte desse preparo. O registro da gravidez ajuda a família na consciência racional e instintiva de que, logo menos, nada mais permanecerá na zona de conforto viciante de ontem, dando lugar à mais pura evolução da natureza!

A vida é um grande presente! Chega nua e sem crenças, pronta para ser vivida! A gestação e o parto são um grande presente que merecem ser honrados e registrados!

 

Cibele Barreto, Flávia Jacob e Maíra Trindade são fotógrafas de parto parceiras da Commadre e registram de forma única a chegada dos bebês e o nascimento das famílias.

Pin It on Pinterest

Share This