fbpx
(11) 2295-0039 - (11) 93800-6037 (Whatsapp) contato@commadre.com.br

É preciso coragem para ter um parto normal?

por | 03/09/2020

Muitas mulheres quando passam por uma experiência de parto normal, seja em casa ou no hospital, e compartilham sua vivência com amigos e familiares, costumam ser parabenizadas por sua coragem. Mas será que é preciso coragem para ter um parto normal?

Costumo dizer que é preciso 3 tipos de coragem para parir.

  1. Coragem de assumir o que se quer

É preciso coragem de admitir que sim, eu quero parir! Porque estamos imersas em uma sociedade que não apoia o parto normal, afinal, a cesárea é o “novo normal”. É preciso coragem para assumir nosso desejo perante a família, perante o nosso companheiro e nossa mãe. Coragem de assumir que quero, sim, escrever uma história diferente.

 

  1. Coragem de se empoderar

A segunda coragem é a de estudar, entender os processos do seu corpo, pegar pra si a responsabilidade do que é o parto. Coragem de não delegar para o médico, de tomar a iniciativa, se empoderar, tomar decisões do que deseja e o que não deseja em seu parto e sensibilizar as pessoas ao seu redor.

 

  1. Coragem de sair da sua zona de conforto

Muitas vezes, o desejo de ter um parto normal requer que saiamos da nossa zona de conforto. Uma das questões mais levantadas pelas famílias é a questão financeira “por quê eu vou pagar uma equipe particular se já tenho plano de saúde”?. É preciso, além de recursos financeiros, coragem para fazer essa escolha. Abrir mão do plano de saúde e migrar para uma equipe particular ou para o SUS ou a Casa de Parto, por exemplo, onde as chances de ter um parto normal com respeito aumentam, requer coragem.

 

Algumas mulheres saem de sua cidade pois onde moram não tem estrutura adequada. Outras, precisam abandonar o médico que as acompanha desde crianças quando descobrem que com ele, provavelmente não terão a assistência adequada para o parto que desejam. É preciso coragem para buscar uma assistência que faça sentido pra o nosso coração, para a nossa história. Decisões como essas requerem bravura, força para fazer diferente.

 

Agora, coragem para a dor é a única que eu realmente acredito que a gente não precisa ter para parir: essa força já está em nós! Não estou com isso dizendo que parir não dói, mas acredito de verdade que se você tiver passado pelas três coragens que mencionei, não há razão para ter medo da dor do parto.

Onde você NÃO VAI encontrar coragem

No geral, você não vai encontrar coragem conversando com suas amigas, com sua mãe ou as mulheres da família, já que a maior parte das mulheres tem a visão de que o parto normal é muito dolorido, violento, sofrido. Gente que tem uma história triste para contar, não falta. Isso porque fomos ensinadas que dor está relacionada à sofrimento e que não existe nada pior do dor do parto – toda novela tem algum acontecimento trágico relacionado ao parto, né?

Então, em sua jornada a mulher foge das histórias tristes do seu entorno e vai para o Google. Mais uma cilada, Bino! A internet tem muita informação desatualizada, sem evidência científica.

Conversar com o Obstetra do plano de saúde também não vai te trazer coragem. Somos o 2º País campeão de cesáreas e já é sabido que as mulheres têm sua coragem minada no pré-natal!

Onde encontrar coragem para parir

  1. Esteja junto de alguém que te fortaleça, que caminhe lado a lado contigo: uma doula, o marido, uma equipe que confie no seu processo, que tire dúvidas, que dissipe os medos, que te dê injeção de coragem.
  2. Busque em sua cidade lugares que tenham grupos de apoio ao parto normal – pode ser presencial ou virtuais.
  3. Assista aos filmes O Renascimento do Parto (disponíveis na Netflix).
  4. Leia autores como Michel Odent e livros como Parto com Amor: essas leituras te ajudarão a montar seu plano de parto com base em seus desejos para si e para seu bebê.
  5. Nas redes sociais siga pessoas engajadas no movimento da humanização,. Lembre-se: informação é poder!

 

Thais Rodrigues Bernardo é Parteira da Commadre e idealizadora do Curso Parto sem Neura.

 

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This